gothic art
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
12º - CORPO SECO - 28.11.2024
Videoclipe da série de obras Corpo Seco, do projeto artístico LATIN GRUFTI, criado por Talita Rauber. Corpo Seco é um conjunto de obras em diversas linguagens que tem como gatilho a vertente do Gótico, chamada Ecogótico, que trata de ansiedades que giram em torno das crises climáticas. Mescla a destruição da natureza com a lenda urbana do Corpo Seco, cuja história versa sobre um homem que, ao matar a mãe e cometer atrocidades, é rejeitado por Deus e pelo Diabo, sendo amaldiçoado a não morrer, tornando-se um morto-vivo ressecado.
O trabalho foi uma ação cultural apoiada pela Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), por meio do EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 02/2023 - FOMENTO À EXECUÇÃO DE AÇÕES CULTURAIS DE AUDIOVISUAL - LEI PAULO GUSTAVO da Superintendência Municipal de Cultura de Pouso Alegre/MG.
11º - ANGER - 30.01.2024
Life has Death foi o décimo vídeo do projeto Latin Grufti, publicado em 2023. Sua temática envolve a questão da morte na vida, uma perspectiva de que, desde que nascemos, já estamos morrendo, oxidando nosso corpo com a própria respiração, células também morrem, mesmo que dando espaço a novas. Foi um trabalho iniciado ainda em 2021, durante o auge da pandemia, em que o simples "respirar" era uma ameaça. Mostra uma visão própria do Gótico que é um desencantamento com o mundo. A música também faz parte do álbum Pandemia, lançado em dezembro de 2022.
10º - LIFE HAS DEATH - 16.03.2023
Life has Death foi o décimo vídeo do projeto Latin Grufti, publicado em 2023. Sua temática envolve a questão da morte na vida, uma perspectiva de que, desde que nascemos, já estamos morrendo, oxidando nosso corpo com a própria respiração, células também morrem, mesmo que dando espaço a novas. Foi um trabalho iniciado ainda em 2021, durante o auge da pandemia, em que o simples "respirar" era uma ameaça. Mostra uma visão própria do Gótico que é um desencantamento com o mundo. A música também faz parte do álbum Pandemia, lançado em dezembro de 2022.
9º - PLAGUE - 28.02.2022
“Plague” foi o nono vídeo, postado em 28 de fevereiro de 2022, com 3’38’’ de duração, feito em parceria com a bailarina Dani Durães. O vídeo fala de doença, de peste enquanto castigo, de sofrimento. Os movimentos misturam dança moderna e contemporânea, repertório de Dani Durães, com expressão corporal e influências do Butoh em minha performance.
“Butoh trabalha frequentemente na área do absurdo, ou do grotesco, e pode buscar a imagem de dois gumes: o belo no feio, o velho no jovem, o escuro na luz. A extremidade é uma característica [...]. Câmera lenta extrema, movimento frenético, expressionismo emocional extremo, estados animais, estranhos personagens híbridos ou qualidades materiais que “reformam” o corpo.”
(FRANCES apud KOAN, 2022)
8º - OZEAN - 4.12.2021
Collab artística de Latin Grufti, Line1Blue e Dani Durães.
Letra em alemão
Ich sehe, der Sturm ist kalt
Ich sehe den Sturm, egal
Weiter wird mein Körper
Eins mit der Nacht
Hin und her dümpelt mich der Ozean
Und dann wird mein Fleisch Teil des Ozeans
Ich versinke mich selbst
Alles ist so schwarz
Ich will nicht aufwachen
Aus diesem Traum
Português:
Eu vejo, a tempestade está fria,
Eu vejo a tempestade, não ligo
Logo meu corpo será uno com a noite
O oceano me balança pra lá e pra cá
E então a minha carne será parte do oceano
Eu afundo em mim mesma
Tudo está tão preto
Eu não quero acordar
Desse sonho
7º - FRAGIL-E - 20.08.2021
20.08.2021
Video que critica a fragilização da mulher e de pessoas queer, pensando num cenário gótico contra resquícios iluministas e dualistas, como feminino e masculino, sensível e racional.
Letra:
You're agil words
come crashing us
trying to break us
willing to weaken us
but after centuries
of old injuries
our shield is stronger
fragile no longer
We ain't fragile at all
Reason said: too passional
The mind though: too sensible
The body told: too fragile
Abjection of the rational
We ain't fragile at all
6º - ONE NEED NOT BE A CHAMBER - 25.04.2021
25.04.2021
One need not be a chamber to be haunted,
One need not be a house;
The brain has corridors surpassing
Material place.
[...]
[...]
Ourself, behind ourself concealed,
Should startle most;
Assassin, hid in our apartment,
Be horror's least.
The prudent carries a revolver,
He bolts the door,
O'erlooking a superior spectre
More near.
________________________________
Primeiro videoclipe do projeto Latin Grufti.
As letras fazem parte do poema "One need not be a chamber", de Emily Dickinson (1830-1886), que foi de grande importância na literatura norte-americana. Ela foi uma precursora escrevendo sobre temas góticos que só seriam mais desenvolvidos no século XX.
Este vídeo pretende ser uma interpretação artística do poema. E na sua totalidade com a canção penso nela como uma produção artística da e para a cena gótica do século XXI.
5º - ORGANIC SYNTHESIS - 15.07.2020/10.04.2021
Setembro 2020
É um audiovisual que trata da temática gótica pós-humana.
Em um mundo onde não há mais possibilidades de viver no corpo humano, é encontrado um canal de transferência de dados para um outro corpo, pós-humano.
Este trabalho é uma metáfora sobre o quanto o ser humano se afasta mais da natureza e se aproxima mais da tecnologia cibernética, transformando-se de tantas formas, para sobreviver sempre mais.
Mas isto nos afasta de ser humano? o que é ser humano, enfim, se não uma construção conceitual iluminista que deixou tantas pessoas de fora da caixinha do humano, como pobres, mulheres, negros, judeus, e tantos outros povos que não se adaptassem ou não estivessem de acordo com o "humano".
No final das contas, os animais querem é sobreviver, custe o que custar.
Este audiovisual foi premiado pela Lei Aldir Blanc MG, Edital 09/2020.
4º - DAS LEBEN - 14.06.2020
14.06.2020
É uma música/audiovisual que conversa sobre a depressão e o isolamento.
A letra-poema fala das dores físicas e da confusão mental, o tempo passa e estamos ainda presos no isolamento social, sem poder ver a luz.
Das Leben
Wenn mein Gehirn den Verstand verliert,
weiß ich nicht was ich machen soll
Es gibt so vieles in meinem Kopf
Und meine Seele ist so verwirrt
Ich überlege, ich bleibe Still
merke den Schmerz an meinem Stirn
Die Augen blinken, die Zeit vergeht
Und alle Muskeln tun so weh
Schwer ist das Leben
Wir leiden so sehr
Die Tage vergehen
verhaftet in Zimmern
die Welt ist gefährlich
weit weg ist das Licht
Tradução (adaptada)
A vida
Quando meu cérebro perde o entendimento
Eu não sei o que devo fazer
São tantas coisas na minha cabeça
E a minha alma está tão confusa
Eu reflito, eu permaneço quieta
Percebo a dor na minha testa
Os olhos piscam, o tempo passa
E todos os músculos doem tanto
Difícil é a vida
Nós sofremos tanto
Os dias passam
Presos nos quartos
O mundo é perigoso
Tão longe está a luz
3º - HEADACHE / DOR DE CABEÇA - 21.05.2020
21.05.2020
Nesta vídeo-arte, LG trás metáforas góticas do século XIX para a contemporaneidade ao tratar do quarto-casa como local representativo do inconsciente.
Nas primeiras obras literárias góticas, no século XVIII, era o castelo era o locus horribilis da narrativa, onde fantasmas do passado e seres não-humanos assombrariam as personagens.
No século XIX com o American Gothic, o locus horribilis passou do castelo medieval para a casa mal assombrada, na literatura dos EUA.
Na narrativa desta produção, trago este elemento do gótico e insiro no momento de isolamento social devido à pandemia. Somos presos em nós mesmos, com nossos próprios medos e horrores que nos assombram. Nós temos a chave para nos libertarmos de nossas masmorras, mas nem sempre conseguimos vê-las.
A arte é uma chave, use-a para sair da sua câmara de tortura.
2º - HISTERIA - 14.04.2020
Nesta vídeo-arte, critica-se o p.r.e.s.i.d.e.n.t.e. e suas atitudes em relação à pandemia do Coronavírus.
Foi o segundo vídeo produzido por LG, ainda é um bem cru, uma experimentação.
1º - QUARANTINE IS NOW ACTIVATED - 23.03.2020
Primeira videoarte realizada por Latin Grufti no começo da quarentena do Coronavírus em 2020 no Brasil. Mesmo com filmagem e edição muito cruas, é publicada aqui a fim de registro do desenvolvimento artístico começado em um momento tão precário.