gothic art
Processo de criação
Confira ao lado algumas etapas do processo de criação dos trabalhos do projeto Latin Grufti.
Ideias
Na maioria das vezes, surgem ideias de melodias, de performance ou de letras. Elas são anotadas em papéis ou no Whatsapp. A ideia dos trabalhos nunca vem pronta, é sempre no processo de desenvolvimento das ideias iniciais e na concretização que eles se formam, sem antes existirem como um ideia fixa.
Img: Still de "Das Leben"
Criação e produção musical
A criação musical se dá no processo de gravação das ideias musicais que, não prontas, desenvolvem-se à medida que são gravadas. A partir de uma melodia, são criadas harmonias com pads, camas de baixo, baterias, efeitos, etc. O programa utilizado é o Ableton Live. Após concretizado o arranjo de uma música, passa-se à fase da mixagem e da masterização, também realizada por Talita Rauber.
As gravações são feitas com controlador midi Lauchkey Mini MK2 da Novation que integra perfeitamente ao Live. Instrumentos virtuais (VSTs) são usados para os timbres, os mais usados são da Native Instruments, como o Analog Dreams. Os vocais são gravados com o kit Audiobox 96 da Presonus.
Img: registro do projeto musical de "Plague"
Performance à camera
No início do projeto, não havendo possibilidades de se apresentar durante a pandemia, a artista gravava performances frente à câmera para depois editá-las. Gravava-se sozinha, ou em alguns casos, com auxílio. Preferia filmar-se sozinha e também sem ensaios, dando espaço à espontaneidade do momento.
Img: Still de "One need not be a Chamber"
Montagem
A artista também sozinha faz a decupagem, a montagem e a edição das vídeo-performances e videoclipes do projeto. Gosta de trabalhar com, pelo menos, três tipos diferentes de filmagens, de modo que as três conversem entre si e da combinação delas possam se fazer novos sentidos. A partir do vídeo "Organic Synthesis", começou a dar mais atenção a como os cortes podem se combinar com os ritmos e melodias das músicas, deixando o trabalho mais sincronizado, mas também mais hipnotizante. Usa-se o programa Final Cut para este trabalho.
Img: Still de "Headache/Dor de cabeça"
Preparação dos shows - performances ao vivo
Para cada show é feito um arquivo do Live com as músicas a serem apresentadas. As músicas são colocadas no Session View em um canal de áudio, sincronizadas com o BPM do mesmo. Há um canal de voz, com efeitos de retorno de delay e reverb. Às vezes, há um canal de VSTs com os timbres que serão usados para tocar no show. Um caderno de anotações é usado para anotar efeitos, notas, letras entre outros, que são revisitados um pouco antes de cada show.
Img: registro do show no Woodgothic, São Thomé das Letras.